Como surgiram os cartões no futebol?

Depois da confusão na Copa de 66 e observando os semáforos de trânsito, Ken Aston idealizou um dos maiores feitos da história do futebol.

Por: Jonathan Silva
cartoes
Um cartão é utilizado hoje em vários esportes, no sentido de indicar ao jogador através do árbitro uma determinada punição pela sua conduta dentro do jogo.

No futebol, o surgimento dessa regra trouxe mais organização e estabilidade para árbitro exercer sua função. Agora você sabe quando surgiu e o por quê? Leia e descubra:

Entenda como era antes dos cartões

Antes dos cartões, quando algum jogador realizava alguma penalidade grave contra o adversário cabia ao juiz penalizar de forma interpretativa e verbal. Isso geralmente causava inúmeras confusões.

O grande estopim para o surgimento

Na Copa do Mundo de 1966, no jogo entre Inglaterra e Argentina, o capitão argentino Antonio Rottín começou a gesticular ao termino do primeiro tempo exigindo um interprete, pois o árbitro alemão Rudolf Kreitlein logo no início da partida já tinha advertido três jogadores argentinos (um deles o próprio Rottín). O árbitro pensou que os gestos do jogador fossem xingamentos e acabou pedindo sua retirada de campo. Rottín não quis sair alegando não entender o juiz e a punição.

Essa atitude gerou uma confusão generalizada que acabou com o argentino retirado de campo escoltado por soldados. Depois do incidente, a FIFA percebeu a necessidade de um tipo de regra para evitar esses problemas.

BlogRattin
A direita, o argentino Rottín sendo advertido pelo árbitro alemão Rudolf Kreitlein 

O idealizador

O inglês Ken Aston já era um árbitro aposentado e que trabalhava na Comissão de Arbitragem da FIFA. Acompanhando o que aconteceu na Copa 66 entre ingleses e argentinos, Aston ficou preocupado com a situação e começou a pensar em uma maneira de resolver esse problema.

ken-aston-welcome

O idealizador Ken Aston, ainda como árbitro

Depois de pensar bastante, inspirou-se nas luzes amarela (atenção) e vermelha (pare) dos semáforos de trânsitos e assim propôs a FIFA a adoção de dois cartões com essas cores com a finalidade de aplicar uma punição com linguagem universal para que todos entendessem.
A FIFA acatou a idéia e em 1970, no mundial do México, capacitou os árbitros da competição para punirem os jogadores infratores com o uso dos cartões.

Quando foi aplicado o primeiro cartão amarelo em Copas?

Foi na Copa do Mundo de 1970, no jogo entre México e União Soviética no primeiro minuto do primeiro tempo. O árbitro alemão Kurt Tschenscher advertiu com cartões os jogadores Gustavo Pena (Méx) ,Givili Nodia e Gennadi Logofet (URSS) depois de uma discussão.

E o cartão vermelho?

Só foi em 1974. O árbitro Turco Dogan Babacan deu o cartão ao jogador chileno Carlos Caszely, durante o jogo entre Chile e Alemanha Ocidental.

caszely se va expulsado1

capa da revista turca Hayat Spot com a expulsão

Fontes: http://pt.fifa.com
http://sportv.globo.com

Comentários:

Compartilhe:

Enquete

Quem será o campeão da série B?

Bolão Brasileirão 2014

bolao2014

Newsletter